Minha Abordagem
Terapia Cognitiva Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), abordagem da psicologia que eu trabalho, considera que a forma com que as pessoas enxergam as situações - pensamentos - afeta suas emoções e comportamentos. Ou seja, a interpretação do que aconteceu com você faz com que você sinta e se comporte assim.
_edited.png)
1.Tudo começa com uma SITUAÇÃO - quando algo acontece na nossa vida. Pode ser algo simples do dia a dia ou um grande acontecimento. E o que fazemos com isso?
2.Geramos INTERPRETAÇÕES dessa realidade que são os conhecidos PENSAMENTOS. Eles podem ser reconhecidos no diálogo da nossa mente com frases ou imagens. São normalmente, automáticos. E aí o que acontece?
3.Acabamos nos SENTINDO de uma determinada forma. Se eu penso “minha vida está um caos, nunca vou sair dessa situação” - provavelmente vou me sentir ansiosa, com medo, triste.
4.Eu acabo me COMPORTANDO, agindo de uma forma - apoiada pela forma como eu me sinto e penso. Essa reação pode ser produtiva ou não, pode me levar para onde quero chegar ou não.
Outra coisa muito importante lembrar é que o Comportamento é a ação ou reação fisiológica. Por Ação entende-se todo comportamento operacional, é a interação do indivíduo com o meio, ou seja, tem a ver com o agir. Por exemplo: comer, abrir a porta, correr, fugir, dirigir
Para que haja melhora duradoura no humor e no comportamento, vamos trabalhar em todos os três níveis de cognições. Veja quais são a seguir:
_edited.png)
Terapia Comportamental Dialética
Faz parte das terapias cognitivas, é uma terapia cognitivo comportamental que originalmente foi desenvolvida para indivíduos cronicamente suicidas, atualmente é reconhecida como padrão ouro para os pacientes diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline.
É indicada para pessoas com dificuldade na regulação emocional tanto na falta de controle quanto no excesso do controle e do comportamento.
A desregulação emocional tem sido a associa a uma variedade de problemas de saúde mental decorrentes de padrões de instabilidade emocional, no controle dos impulsos, nos relacionamentos interpessoais e na autoimagem.
As sessões de terapia são sustentadas por três grandes eixos: a aceitação, a mudança e a dialética. Os melhores resultados em DBT é possível através da combinação de terapia individual, treinamento de habilidades e coaching por telefone.